SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VISITOU A IV FEIRA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VISITOU A IV FEIRA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A IV Feira da Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima superou as expectativas. O evento que se realizou entre 6 e 9 de outubro no Pavilhão de Feiras e Exposições atraiu milhares de visitantes. Dirigida a toda a comunidade, em especial à educativa, esta Feira visou incentivar e estimular a cultura científica nos jovens, através da realização de workshops, palestras e oficinas.

O evento apresentou projetos pedagógicos dinamizados pelos vários estabelecimentos de ensino de Ponte de Lima e da região, assim como, a oferta dos Cursos Profissionais e de Ensino Superior. Em simultâneo, mostrou um conjunto de projetos, equipamentos e infraestruturas locais intimamente ligadas às áreas temáticas desta feira e que são determinantes no desenvolvimento de todo e qualquer ser humano, das sociedades e, por conseguinte, dos territórios. Numa era dominada pelos meios tecnológicos, foram apresentados vários conceitos e ferramentas inovadoras, que permitem aos jovens enfrentar os desafios desta nova era.

O Secretário de Estado da Educação, Dr. António Leite visitou a Feira na manhã de sábado e, destacou toda a dinâmica que encontrou durante a visita, dos expositores e dos projetos que conheceu, mostrando-se "impressionado com a qualidade dos projetos apresentados", enaltecendo a preocupação e o "empenho demonstrado pelos jovens na defesa do meio ambiente".

Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Vasco Ferraz e por todo o Executivo Municipal, o titular da pasta da Educação reconheceu que "é necessário vir ao terreno para conhecer projetos de tão grande qualidade".

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Vasco Ferraz, também considerou importante "termos a certeza que os nossos governantes percebem qual é a nossa dinâmica nas várias áreas, sendo a Educação um dos principais pilares da nossa gestão municipal".

A IV Feira de Educação, Ciência e Tecnologia, que abriu portas, na quinta-feira, 6 de outubro, teve o seu momento alto, na sexta-feira, às 12 horas com o Abraço ao Rio Lima, no âmbito do Dia Nacional da Água, que se assinalou a 1 de outubro, e que este ano se integrou no programa deste evento.

Com a participação de cerca de 1100 alunos dos Agrupamentos de escolas de Ponte de Lima, sendo 92 da comunidade escolar de Xinzio de Lima, localidade galega onde nasce o Rio lima, e ainda os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a Escola Segura (Polícia de Segurança Pública) e o Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez (Guarda Nacional Republicana), esta ação visou sensibilizar a comunidade Limiana para a salvaguarda e valorização do principal recurso hídrico do concelho, o rio Lima.

A IV Feira de Educação, Ciência e Tecnologia insere-se no projeto "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta 2022", dinamizado pelo Município de Ponte de Lima.

Comentários