ESCLARECIMENTO PARA OS AGENTES DESPORTIVOS DA MODALIDADE 

ESCLARECIMENTO PARA OS AGENTES DESPORTIVOS DA MODALIDADE 

COMUNICADO OFICIAL 

ASSUNTO

ESCLARECIMENTO PARA OS AGENTES DESPORTIVOS DA MODALIDADE

A FPMFM vem por este meio elucidar todos os agentes desportivos da FPMFM e restantes amantes da modalidade, da forma de atuação de uma entidade denominada PTSF - Portugal Table Soccer Federation e que tem como principais associações “patrocinadoras” a AMFMCB - Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa de Castelo Branco e a AMDL - Associação de Matraquilhos do Distrito de Lisboa.

A PTSF é uma entidade criada em Outubro de 2022, que desde logo foi fundada com pressupostos falsos em termos estatutários e continua a usar uma série de artimanhas de comunicação para confundir todos os amantes da modalidade, que a seguir passamos a esclarecer.

Na página oficial de Facebook da PTSF, na mensagem do seu representante, foram apregoados valores de honestidade, transparência, empreendedorismo e inovação, palavras que conseguimos associar nos pontos abaixo descritos.

  1. A PTSF - Portugal Table Soccer Federation foi fundada em 12 de Outubro de 2022 e na escritura da sua fundação colocou no Artigo 6º “A PTSF - Portugal Table Soccer Federation é membro da ITSF - International Table Soccer Federation.” Facto comprovadamente falso, pois, a ITSF divulga no seu site que apenas em 4 de Abril de 2023 aprovou a filiação provisória para a mesma época, uma vez que no próximo ano apenas ficará um membro oficial que com toda a certeza será a FPMFM. E sabemos através de carta oficial recebida pela ITSF que o estatuto de membro foi concedido á PTSF, por esta ser reconhecida pelo IPDJ, usando aqui a artimanha da obtenção de um registo simples no site do IPDJ que abaixo exemplificamos, para iniciar o seu processo de obtenção de vantagens.

(Valores: falta de honestidade, identificada desde a sua fundação).

  1. Esta entidade desde o início do ano que tenta estabelecer ligação ao IPDJ, referindo que tem uma parceria no seu website e nas redes sociais, apresentando uma presumível certificação. Esta é mais uma manobra de tentar enganar as pessoas fazendo-as crer que existe algum tipo de reconhecimento do IPDJ por esta entidade, o que é falso, quando na verdade a mesma exibe apenas um registo de validação simples no site do IPDJ. Registo este que qualquer coletividade desportiva, clube desportivo ou associação de matraquilhos pode efetuar.

Como forma de tentar dar consistência á sua tese, utiliza os logótipos do IPDJ de forma abusiva, pois não identificamos enquadramento legal para o fazer, pois de outra forma, também já os poderíamos utilizar.

Contudo, informamos que a FPMFM na sequência dos contactos regulares que mantém com o IPDJ desde 2020 (através de carta formal enviada por correio registado), dispõe da mesma validação de registo e que anexa a este comunicado. Apenas não utilizamos os logótipos do IPDJ pois ainda não é possível neste momento e como é nosso apanágio cumprimos a lei em vigor e não utilizamos logótipos sem autorização.

(Valores: Empreendedorismo, na forma de confundir e ludibriar as pessoas da modalidade, assim como o uso abusivo de logotipos do IPDJ para obter vantagens desportivas e financeiras, junto das pessoas da modalidade e de entidades públicas e privadas.)

  1. Ecoam muitos boatos e comunicações fora do âmbito público da PTSF (temos em nossa posse um mail enviado pelo representante da AMFMCB para clubes do distrito de Castelo Branco que diz que a PTSF é a única federação portuguesa da modalidade).

Primeiro julgamos estranho esta comunicação ser efetuada por uma pessoa que é representante da AMFMCB, que foi membro oficial da FPMFM durante vários anos e até ao final do ano de 2022, que chegou inclusivamente a dirigir o Projeto de Escolas e aceitou um cargo na direção da FPMFM.

Desta forma, para abono da verdade e transparência solicitamos á PTSF que demonstre publicamente um verdadeiro certificado do IPDJ assinado pelo seu presidente e a respetiva publicação em Diário da Républica do seu reconhecimento como desporto, que obviamente não existe.

(Valores: Transparência, que identificamos pela ausência de documentos governamentais, assim como quem são órgãos sociais da PTSF, que até ao momento publicamente todos desconhecem).

  1. Identificamos que a “PTSF - Portugal Table Soccer Federation” está a apresentar-se como “PTSF - Federação Portuguesa de Futebol de Mesa”, querendo aproveitar-se da nossa denominação, de verdadeira Federação Portuguesa da modalidade, Matraquilhos e Futebol de Mesa, e está a utilizar o nosso nome para obtenção de vantagens.

Esclarecemos que o RNPC (Registo Nacional de Pessoas Coletivas) devido á confundibilidade de nomes, aquando do pedido não atribuiu para esta entidade nenhum nome que fosse semelhante ao da FPMFM. Pomposamente na apresentação da PTSF foi assinalado que o nome tinha sido escolhido para estar associado ao da ITSF… e que seria o melhor para a entidade, no entanto, constatamos que afinal estão a usar publicamente uma denominação diferente daquela que consta dos seus próprios estatutos e registo, para novamente tentarem obter vantagens junto das entidades publicas e privadas. Pretendem confundir-se com a nossa Federação, o que é muito grave, querendo aproveitar-se do nosso estatuto e credibilidade adquirida ao longo dos anos, para obterem vantagens principalmente junto das entidades públicas e privadas.

(Valores: Inovação, apresenta uma nova designação que atenta contra a própria denominação de pessoa coletiva.) 

  1. Alertamos também para um facto bastante curioso e que demonstra bem o que é a PTSF e o nível das pessoas que a constituem.

Podemos ler na página de Facebook da PTSF a seguinte publicação do dia 11 de Maio de 2023 (caso esta não seja eliminada), e que passamos a citar:

“... No Barreiro nasceu uma nova Associação - Associação de Matraquilhos do Barreiro - e nos últimos meses tem estado presente em vários eventos do concelho. Até ao momento já organizou uma prova a contar para o ranking distrital e apresentou o futebol de mesa em vários eventos. …”

Na tentativa de verificar mais informação sobre esta nova associação da modalidade, mais uma vez constatamos… que a mesma não existe! Foi efetuada a pesquisa (no dia 12/05/2023) no RNPC (Registo Nacional de Pessoas Coletivas) e no Portal da Justiça, entidades publicas onde não encontramos nenhuma referência a esta suposta Associação.

Claramente é mais uma tentativa forjada de acrescentar valor á PTSF, que cada vez mais com estas atitudes envergonha todos os amantes dos matraquilhos e acaba por enganar e dividir quem realmente gosta da modalidade.

Neste ponto conseguimos identificar claramente todos os valores por que se move a PTSF e as pessoas que a compõem:

- Transparência em excesso com a divulgação de uma associação que não existe;

- Empreendedorismo pela forma descarada de publicar no seu website e redes sociais;

- Inovação na criação de uma associação da modalidade no Barreiro que ninguém sabe onde está sediada;

- Honestidade que é um valor muito difícil de encontrar neste caso e em tudo o que envolve a PTSF - Portugal Table Soccer Federation.

  1. Podemos ainda acrescentar mais uma manobra de enganar as entidades e as pessoas da modalidade e que está disponível no site da PTSF, na página de membros, nomeadamente no que se refere ao número de atletas, onde podemos constatar que já têm um total de 867 atletas. Incrível…

Dos quais em Lisboa (426), Castelo Branco (207), Leiria (56), Barreiro (128), Guarda (32) e Santarém (18). Isto é completamente ridículo e pretende passar um atestado de ignorância a todos os agentes da modalidade e mais uma vez enganar as entidades públicas e privadas. Todas as pessoas que integram o meio dos matraquilhos sabem perfeitamente que estes números são falsos, basta verificar os torneios realizados e os participantes inscritos, que até ao momento nem 100 atletas contabilizamos.

Novamente, esta é uma forma de enganar a ITSF e demonstrar uma coisa que não corresponde á verdade, como também foi feito na questão do reconhecimento como desporto da PTSF pelo IPDJ, que todos sabemos que é falso.

“Chega de enganar e ludibriar as pessoas e entidades.”

Apelamos a todos os membros oficiais, clubes, atletas e demais amantes da modalidade que não se deixem enganar por esta entidade e que tentem sempre confirmar qualquer tipo de informação que pela mesma seja veiculada.

Toda a atividade da PTSF está a ser monitorizada e registada, sendo que na altura própria as pessoas que a compõe serão notificadas para responder junto das entidades judiciais, por estes comportamentos enganadores, desonestos e antiéticos, que a continuarem apenas vão agravar a sua situação. Consideramos todo este envolvimento muito grave e sabemos que na altura certa vai ser alegada ingenuidade, desconhecimento, entre outras coisas, pelos factos acima demonstrados:

- Como utilizar ilegalmente logos do IPDJ, traduzir a sua denominação oficial PTSF - “Federação Portuguesa de Futebol de Mesa” que é a nossa entidade, utilizar informação falsa para enganar atletas, entidades publicas e privadas, inventar associações da modalidade, membros e atletas, entre outras coisas análogas.

A FPMFM está a colocar em prática o plano de atividades aprovado para época de 2023 e inclusivamente contamos ultrapassar os objetivos definidos em vários aspetos. Muito em breve teremos mais informações sobre o Estatuto de Utilidade Pública e do próprio IPDJ.

Apenas com a união de todos em torno da FPMFM, será possível elevar esta modalidade para o patamar que todos desejamos, com a organização das competições locais e distritais e a realização de grandes eventos nacionais e internacionais, e só assim teremos o futuro reconhecimento como desporto.

18 de Maio de 2023

Comentários