Seleção Nacional

Historial

A FPMFM fundada a 07 de Fevereiro de 2007 teve a sua filiação na ITSF - International Table Soccer Federation concretizada no dia 15 de Julho de 2009.
 
Com esta entrada no organismo internacional da modalidade, começou a preparar-se todas as condições para a participação de uma Seleção Nacional que representasse a FPMFM e Portugal nos Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo.

A constituição da Seleção Nacional foi iniciada em 2009 com a nomeação do Selecionador Nacional, Vitor Fonseca, que teve a responsabilidade de acompanhar a prestação dos atletas nos eventos nacionais para poder convocar os mesmos para os eventos internacionais.
 
Este foi auxiliado pela estrutura diretiva da FPMFM e fundamentalmente por alguns atletas portugueses residentes em França que transmitiram a sua experiencia internacional, auxiliando ao nível do modelo de jogo, esclarecendo alguns pontos das regras de jogo e ao nível da formação dos vários escalões das seleções nacionais, Juniores, Seniores e Feminino.
 
A primeira participação da Seleção Nacional em eventos mundiais ocorreu entre 07 e 10 de Janeiro de 2010 em Nantes, França.
 
 
WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2010

A preparação da Seleção Nacional foi efetuada através de um estágio realizado na Casa do Alto - Complexo Desportivo de Pedrouços, cidade da Maia, em que estiveram presentes os atletas convocados das várias categorias e escalões. Clicar aqui para ver as Fotos do Estágio.

A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 19 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 4 pessoas da Direção da FPMFM - Vitor Bessa (Presidente da FPMFM), Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva), Marco Ribeiro (Vice-Presidente Área Financeira) e Manuela Roma (Vice-Presidente Área Relações
Públicas). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:
 
Seleção Nacional de Juniores
Ricardo Dias (Cap.), Diogo Ramos, Catarina Ferreira

Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), António da Silva, Gilbert da Cunha, Adérito Dias, José Lameiras, André Mendes, Amaro Nunes, Joaquim Nunes, Luis Pinto e Joaquim Pinheiro
 
Seleção Nacional Feminina
Sophie da Cunha (Cap.), Patrícia Martins, Sónia Oliveira e Joana Ramos
 
Singles
André Mendes e Gilbert da Cunha (Seniores), Ricardo Dias e Diogo Ramos (Juniores), Carlos Ferreira e João Brito (Veteranos), Sophie da Cunha e Joana Ramos (Feminino)
 
Doubles
José Lameiras e Luis Pinto (Seniores), Amaro Nunes e Joaquim Nunes (Seniores), Ricardo Dias e Diogo Ramos (Juniores), Carlos Ferreira e João Brito (Veteranos), Patrícia Martins e Sónia Oliveira (Feminino), Catarina Ferreira e Joana Ramos (Feminino)

Os resultados das várias seleções nacionais foram modestos, visto esta ter sido a primeira participação internacional para a maioria dos atletas e que essencialmente serviu para adquirirem experiencia e um maior conhecimento do panorama da competição internacional.

A melhor classificação obtida foi através do atleta André Mendes que na categoria de Men Singles obteve o 9º lugar, onde apenas perdeu nos oitavos de final para o experiente atleta inglês Robert Atha.
 
 
 
WORLD CHAMPIONSHIP SERIES 2010

A Seleção Nacional de Seniores participou no WCS TECBALL de 15 a 18 de Abril de 2010 realizado em Koblenz classificando-se em 9º lugar. No WCS BONZINI de 13 a 16 de Maio de 2010 realizado em Eaubonne, França, classificou-se também em 9º lugar.
 
         
 
 
ANO DE 2011
A participação da Seleção Nacional na época 2011 iniciou-se através do Campeonato do Mundo realizado de 06 a 09 de Janeiro, em Nantes, França. A Seleção Nacional pela primeira vez participou nos quatro principais escalões, nomeadamente em Juniores, Seniores, Veteranos (estreia) e Feminino.
 
WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2011 
 
A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 26 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 5 pessoas da Direção da FPMFM - Vitor Bessa (Presidente da FPMFM), Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva), Manuela Roma (Vice-Presidente Área Relações Públicas), Pedro Pereira (Presidente do Conselho de Arbitragem) e José Guedes (Staff). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:

Seleção Nacional de Juniores
Catarina Ferreira (Cap.), Leandro Pires e Joana Ramos
 
Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), Gilbert da Cunha, Ricardo Dias, José Lameiras, Joaquim Pinheiro, Bruno Leal, Márcio Ferreira, Nelson Ferreira e Paulo Marques
 
Seleção Nacional de Veteranos
José Duarte (Cap.), Carlos Ferreira e Alberto Ferreira
 
Seleção Nacional Feminina
Sophie da Cunha (Cap.), Soraia Faustino, Rita Dantas e Sandra Camões
 
Singles
André Mendes e Paulo Nunes (Seniores), Leandro Pires e Joana Ramos (Juniores), José Duarte e Alberto Ferreira (Veteranos), Soraia Faustino e Sophie da Cunha (Feminino)
 
Doubles
Adérito Dias e Diogo Ramos (Seniores), Ricardo Torrinha e António Pimenta (Seniores), Leandro Pires e Catarina Ferreira (Juniores), José Duarte e Carlos Ferreira (Veteranos) e Sophie da Cunha e Sandra Camões (Feminino), Soraia Faustino e Rita Dantas (Feminino)

Os resultados das várias seleções nacionais foram mais positivos relativamente á época anterior, realçando a classificação da Seleção Nacional de Seniores que alcançou o 9º lugar ao ser derrotada nos oitavos de final pela seleção nacional da Áustria.
 
 
O maior destaque vai para o atleta Paulo Nunes que se sacrificou durante um ano, segundo as regras internacionais, em que não poderia durante esse período representar nenhuma seleção nacional. Paulo Nunes é um cidadão português, vive em França e tem dupla nacionalidade, jogava pela Seleção Francesa mas decidiu renunciar à mesma e passar a jogar por Portugal.
 
Foi com muita honra e agrado que o recebemos na nossa seleção nacional, na medida em que este renunciou à seleção nacional Francesa, para representar Portugal, visto tratar-se de um dos melhores jogadores do mundo.

A primeira medalha alcançada por Portugal em Campeonatos Mundiais, foi meritoriamente conquistada pelo atleta Paulo Nunes, que se classificou em 3º lugar, chegando invicto à meia-final em que perdeu com o atleta alemão Ruben Heinrich, conquistando desta forma a medalha de Bronze. Clicar aqui para ver os resultados.
 
Jamais esqueceremos esta sua decisão e desta forma fica aqui o nosso agradecimento ao atleta Paulo Nunes por competir por Portugal e dar-nos tantas alegrias.
 
 
 
WORLD CHAMPIONSHIP SERIES 2011
 
Portugal esteve representado em mais um evento mundial, o WCS Bonzini, realizado de 02 a 05 de Junho de 2011 em Eaubonne, França.

A Seleção Nacional participou na categoria de Seniores e teve como Treinador Nelson da Rocha e como Capitão Gilbert da Cunha. Os atletas que compuseram a Seleção Nacional foram os seguintes:

Seleção Nacional de Seniores 
Nelson da Rocha, Gilbert da Cunha, Paulo Nunes, Jorge Gomes, Joaquim Pinheiro, Georges da Costa, Didier Gomes, José Rijo Oliveira e António da Silva.

A prestação da Seleção Nacional foi muito boa e pela primeira vez nesta categoria foi alcançada a conquista de uma medalha. A Seleção Nacional conseguiu chegar às meias-finais perdendo com a Seleção nacional francesa que acabou por vencer o WCS.
 
Desta forma salientamos o 3º lugar obtido e a conquista da respetiva medalha de Bronze. Clicar aqui para ver os resultados.
 
 
Na categoria de Open Singles o atleta Paulo Nunes, demostrou uma grande qualidade de jogo ao classificar-se em 2º lugar, onde foi derrotado na final do evento pelo atleta francês Sebastien Meckes. Esta prestação valeu-lhe para o seu palmarés a conquista da medalha de Prata.
 
A Seleção Nacional de Seniores e o atleta Paulo Nunes tiveram uma grande prestação neste evento internacional e pela primeira vez em World Championship Series conseguiram elevar o nome de Portugal ao alcançarem duas medalhas e a consequente subida ao pódio.

A época de 2011 foi bastante gloriosa para Portugal e fica marcada para a história através das primeiras medalhas internacionais alcançadas pelos atletas portugueses.
 
 
         
 
 
ANO DE 2012
A Seleção Nacional iniciou a época 2012 no Campeonato do Mundo realizado de 05 a 08 de Janeiro, em Nantes, França. A Seleção Nacional pela segunda vez participou nos quatro principais escalões, nomeadamente em Juniores, Seniores, Veteranos e Feminino.

WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2012
 
A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 28 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 5 pessoas da Direção da FPMFM - Vitor Bessa (Presidente da FPMFM), Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva), Manuela Roma (Vice-Presidente Área Relações Públicas), Pedro Pereira (Presidente do Conselho de Arbitragem) e José Guedes (Staff). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:

Seleção Nacional de Juniores
Catarina Ferreira (Cap.), Leandro Pires, Filipe Parreira, João Fernandes e Reinaldo Pereira
 
Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), Gilbert da Cunha, Ricardo Dias, Paulo Nunes, Joaquim Pinheiro, Mário Silva, Márcio Ferreira, Paulo Marques e André Mendes
 
Seleção Nacional de Veteranos
José Lameiras (Cap.), Carlos Silva, José Costa e Agostinho Oliveira
 
Seleção Nacional Feminina
Joana Ramos (Cap.), Soraia Faustino, Rita Dantas, Sandra Carneiro, Sónia Oliveira e Sandra Camões
 
Singles
André Mendes, Paulo Nunes e Nelson da Rocha (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Soraia Faustino e Joana Ramos (Feminino)
 
Doubles
Bruno Leal e Márcio Ferreira (Seniores), Nelson Ferreira e Álvaro Carvalho (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), Catarina Ferreira e João Fernandes (Juniores), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Agostinho Oliveira e José Costa (Veteranos), Sandra Camões e Rita Dantas (Feminino), Sónia Oliveira e Sandra Carneiro (Feminino)
 
Neste Campeonato do Mundo a Seleção Nacional de Seniores conseguiu manter-se na Elite dos 16 melhores países mundiais, enquanto a Seleção Nacional de Juniores chegou aos Quartos-de-final classificando-se em 5º lugar.
 
As seleções Nacionais de Veteranos e Femininos tiveram prestações mais modestas mas que serviram de experiencia para futuros eventos internacionais.

De referir que todos os atletas que participam no Campeonato do Mundo tem o objetivo de adquirir cada vez mais experiencia e conhecimento do modelo de jogo internacional que tem bastantes diferenças relativamente ao modelo de jogo nacional. Contudo a qualidade dos nossos atletas tem vindo a demonstrar que é possível ultrapassar as dificuldades e passo a passo lutar pela conquista de títulos e medalhas.
 
 
O grande destaque desta participação vai para os atletas juniores Leandro Pires e Filipe Parreira que brilhantemente conseguiram alcançar uma medalha de Bronze ao classificarem-se em 3º lugar na categoria de Juniores Doubles.

A conquista da medalha de Bronze dos atletas Leandro Pires e Filipe Parreira, marcou definitivamente a qualidade dos atletas portugueses e fundamentalmente motivou os menos experientes a treinarem de forma a
evoluírem, pois, assim começaram a acreditar que seria possível conquistar mais medalhas.

Estes atletas marcaram o seu espaço no panorama internacional e no escalão de juniores ganharam um estatuto elevado onde ficaram inseridos na Elite dos melhores jogadores do mundo.

Esta conquista foi importante para a FPMFM e para Portugal sendo um motivo de grande orgulho. Clicar aqui para verificar os resultados.
 
 
WORLD CHAMPIONSHIP SERIES 2012

Portugal esteve mais uma vez representado no WCS Bonzini, realizado de 15 a 17 de Junho de 2012 em Pontoise, França.

A Seleção Nacional participou na categoria de Seniores e teve como Treinador Nelson da Rocha e como Capitão Gilbert da Cunha. Os atletas que compuseram a Seleção Nacional foram os seguintes:

Nelson da Rocha, Gilbert da Cunha, Paulo Nunes, Joaquim Pinheiro, Didier Gomes, José Rijo Oliveira, António da Silva, Ludovic da Costa e Gonçalo dos Santos.

O resultado da Seleção Nacional foi positivo na medida em que conquistou o 5º lugar ao perder nos Quartos-de-Final com a Seleção Nacional da Bélgica.

O maior destaque vai para o atleta Paulo Nunes que conseguiu o primeiro título internacional para Portugal, ao vencer a categoria de Open Singles, onde na final derrotou o atleta Dinamarquês Trier Troels, sagrando-se Campeão do Mundo e arrecadando a respetiva medalha de Ouro. Clicar aqui para verificar os resultados.

O atleta Paulo Nunes é cada vez mais uma referência da modalidade em Portugal pelas várias conquistas e boas classificações obtidas nos eventos internacionais, acabando por terminar esta época entre os 16 melhores do mundo.

A importância deste atleta ficou vincada pelo seu acompanhamento aos atletas juniores, como treinador adjunto da Seleção Nacional de Juniores, onde ajudou os mesmos na conquista das várias medalhas que viriam a ser alcançadas nas épocas seguintes.
 
 
De salientar ainda a prestação dos atletas portugueses Joaquim Pinheiro e Gilbert da Cunha que na categoria de Open Doubles conseguiram chegar ao 3º lugar ao perderem apenas na meia-final com a dupla de atletas marroquinos Farid Ouahnache e El Hamdioui. Clicar aqui para verificar os resultados.

Os atletas Joaquim Pinheiro e Gilbert da Cunha foram uma boa surpresa para Portugal com a conquista desta medalha. Contudo, sabemos da qualidade destes atletas e desde o primeiro momento que todos gostamos da exuberância de jogo do atleta Joaquim Pinheiro e da experiencia e calculismo do atleta Gilbert da Cunha. Sem dúvida, uma dupla infernal.

Assim foi conquistada mais uma medalha de Bronze para Portugal que muito nos honra, aproveitando para agradecer o esforço dos atletas nas suas participações dos eventos World Championship series.
 
 
           
 
 
ANO DE 2013

A Seleção Nacional iniciou a época 2013 no Campeonato do Mundo realizado de 03 a 06 de Janeiro, em Nantes, França. A Seleção Nacional pela terceira vez participou nos quatro principais escalões, nomeadamente em Juniores, Seniores, Veteranos e Feminino.
 
WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2013
 
A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 23 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 5 pessoas da Direção da FPMFM - Vitor Bessa (Presidente da FPMFM), Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva), Manuela Roma (Vice-Presidente Área Relações Públicas), Pedro Pereira (Presidente do Conselho de Arbitragem) e José Guedes (Staff). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:

Seleção Nacional de Juniores
Filipe Parreira (Cap.), Leandro Pires, Reinaldo Pereira e David Safadinho

Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), Gilbert da Cunha, Paulo Nunes, Joaquim Pinheiro, Mário Silva, André Mendes, João Deserto, Joaquim Pereira e Gonçalo dos Santos
 
Seleção Nacional de Veteranos
José Lameiras (Cap.), Carlos Silva, José Costa e José Duarte
 
Seleção Nacional Feminina
Joana Ramos (Cap.), Rita Dantas, Sandra Carneiro e Inês Cascais
 
Singles
Márcio Ferreira, Paulo Nunes e Nelson da Rocha (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), José Lameiras e José Duarte (Veteranos), Sandra Carneiro e Rita Dantas (Feminino)
 
Doubles
Joaquim Pinheiro e Gilbert da Cunha (Seniores), Sérgio Mendes e Mário Silva (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), Reinaldo Pereira e David Safadinho (Juniores), José Duarte e José Costa (Veteranos), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Sandra Carneiro e Inês Cascais (Feminino), Joana Ramos e Rita Dantas (Feminino)

A Seleção Nacional de Seniores mais uma vez atingiu o seu objetivo e conseguiu a manutenção na 1ª Divisão Mundial, enquanto as Seleções de Veteranos e Feminino tiveram uma melhor performance relativamente ao ano anterior, ficando ambas classificadas em 9º lugar.
 
O Selecionador Nacional transmitiu que denotou uma melhoria relativa em todas as seleções, no entanto destacou a Seleção Nacional de Veteranos que subiu substancialmente o seu rendimento.

Esta melhoria dos atletas fazia prever que no escalão de veteranos seria possível num futuro próximo almejar a conquista de medalhas, o que se veio a verificar no Campeonato do Mundo 2015.
 
 
A Seleção Nacional de Juniores foi o grande destaque desta participação ao alcançar o título mundial nesta categoria derrotando na final a Seleção Nacional da Holanda. Clicar aqui para verificar os resultados.

Foi um grande feito alcançado pelos jovens atletas portugueses que pela primeira vez, permitiram a Portugal subir ao mais alto lugar do pódio em competições de seleção.

Foi arrecadada uma importante medalha de Ouro para Portugal.

A Seleção Nacional de Juniores treinada pelo experiente atleta Paulo Nunes, alcançou neste Campeonato do Mundo o maior feito conseguido por Portugal, a conquista da medalha de Ouro numa competição dedicada às seleções nacionais.

A constituição desta seleção nacional foi através dos atletas Leandro Pires, David Safadinho, Reinaldo Pereira e Filipe Parreira (Cap.).
 
 
 
WORLD CHAMPIONSHIP SERIES 2013

Portugal esteve mais uma vez representado no WCS Bonzini, realizado de 18 a 20 de Maio de 2013 em Pontoise, França.

A Seleção Nacional participou na categoria de Seniores e teve como Treinador Nelson da Rocha e como Capitão Gilbert da Cunha. Os atletas que compuseram a Seleção Nacional foram os seguintes:

Nelson da Rocha, Gilbert da Cunha, Paulo Nunes, Joaquim Pinheiro, Jorge Gomes, Ludovic da Costa, Paulo Azevedo, Paulo de Sousa Carvalho e Gonçalo dos Santos.

O resultado da Seleção Nacional foi bastante positivo, visto Portugal ter alcançado a medalha de Prata referente ao 2º lugar obtido, num evento em que apenas perdeu na final com a Seleção Nacional Francesa. Clicar aqui para verificar os resultados.
 
 
    
 
 
ANO DE 2014
A Seleção Nacional iniciou a época 2014, num ano excepcional a nível da ITSF, onde foram dois realizados dois campeonatos do mundo em 2013. Este Campeonato do Mundo é relativo à época de 2014, contudo foi realizado de 19 a 22 de Dezembro, em Nantes, França. A Seleção Nacional participou nos quatro principais escalões, nomeadamente em Juniores, Seniores, Veteranos e Feminino.  
 
WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2014
 
A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 30 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 3 pessoas da Direção da FPMFM - Vitor Bessa (Presidente da FPMFM), Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva) e Pedro Pereira (Presidente do Conselho de Arbitragem). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:

Seleção Nacional de Juniores
Filipe Parreira (Cap.), Leandro Pires, Reinaldo Pereira, Miguel Moreira e João Moreno
 
Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), Gilbert da Cunha, Paulo Nunes, Mário Silva, Gonçalo dos Santos, Márcio Ferreira, David Safadinho, Ludovic da Costa e Paulo Marques
 
Seleção Nacional de Veteranos
José Lameiras (Cap.), Carlos Silva, José Costa, Ápio Pifano, Francisco Barros e Carlos Ferreira
 
Seleção Nacional Feminina
Nádia Baptista (Cap.), Daniela Andrade, Mafalda Marques, Inês Salvador, Natércia Luz e Sofia Santos
 
Singles
João Deserto e Paulo Nunes (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Nádia Baptista e Natércia Luz (Feminino)
 
Doubles
André Josefo e Jorge Lopes (Seniores), Paulo Nunes e Nelson da Rocha (Seniores), Miguel Moreira e João Moreno (Juniores), Filipe Parreira e Leandro Pires (Juniores), Ápio Pifano e Alberto Ferreira (Veteranos), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Daniela Andrade e Mafalda Marques (Feminino), Inês Salvador e Sofia Santos (Feminino)

Este Campeonato do Mundo teve a particularidade de ser o mais produtivo em termos de medalhas conquistadas, trazendo na bagagem para Portugal um total de três medalhas, uma de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze.

Portugal ao final de cinco anos conseguiu a sua época mais produtiva de sempre ao conquistar várias medalhas para o seu palmarés e posicionar-se no topo da tabela do Ranking Geral de Seleções da ITSF, com um total de 9.235 PTS.

A época 2014 ficará marcada na história da modalidade em Portugal visto ter sido a primeira vez que se conquistaram três medalhas no mesmo evento, neste caso, no Campeonato do Mundo.
 
 
A maior vitória neste evento foi a consagração dos atletas Leandro Pires e Filipe Parreira na categoria de Juniores Doubles, sagrando-se Campeões do Mundo ao derrotarem na final os atletas franceses Yannick Poitevin e David Gladieux, arrecadando uma medalha de Ouro para Portugal.

Os atletas Leandro Pires e Filipe Parreira neste Campeonato do Mundo causaram bastante furor durante todo o evento, onde apesarem de não partirem como favoritos demonstraram muita técnica e classe em todos os jogos chegando invictos à final.

Os atletas lusos venceram o jogo da final sem grandes dificuldades, fazendo valer toda a sua superioridade e deliciando todos os espectadores com a categoria de jogo demonstrada.

Definitivamente entraram para a história nacional e internacional desta modalidade, podendo ser classificados como atletas de classe mundial. Clicar aqui para verificar os resultados.
 
 
Outro excelente resultado foi o da Seleção Nacional de Juniores, que mais uma vez chegou à final do torneio, onde defrontou a Seleção Nacional Alemã, e apesar de sair derrotada, garantiu a conquista de uma medalha de Prata que a todos muito nos honra. Clicar aqui para verificar os resultados.
 
A Seleção Nacional de Juniores foi constituída pelos atletas (da esquerda para adireita) Miguel Moreira, Leandro Pires, Reinaldo Pereira, Filipe Parreira (Cap.) e João Moreno.

A Seleção Nacional partiu para este evento com o intuito de revalidar o título mundial alcançado em 2013, e fez um percurso muito bom até ao jogo da final.

O jogo da final foi bastante emotivo, contudo os atletas alemães conseguiram superiorizar-se, acabando por vencer o jogo. Portugal mais uma vez saiu em grande!
 
 
O atleta Paulo Nunes demonstrou novamente a sua qualidade e alcançou as meias-finais do evento, em que acabou por perder com o dinamarquês Sven Wonsyld. A sua participação ficará marcada pela subida ao pódio no 3º lugar e a conquista da medalha de Bronze. Clicar aqui para verificar os resultados.

A categoria do atleta Paulo Nunes, foi mais uma vez confirmada neste Campeonato do Mundo com mais uma subida ao pódio para festejar a medalha de Bronze conquistada.
 
Foi muito importante para Portugal esta medalha alcançada na principal categoria do Individual e que assim serve novamente de exemplo para os mais jovens olharem para este atleta, e tê-lo como um exemplo a seguir.
 
Cada vez mais o seu palmarés tem sido enriquecido com a conquista de várias medalhas, permitindo a Portugal subir no ranking mundial e colecionar mais medalhas para o seu palmarés.

A Seleção Nacional de Seniores participou no WCS Bonzini de 16 a 18 de Maio de 2014 realizado em Pontoise, França, classificando-se em 4º lugar.
 
 
 
ANO DE 2015
A Seleção Nacional participou no Campeonato do Mundo 2015 realizado de 08 a 12 de Abril, em Torino, Itália. A Seleção Nacional participou nos quatro principais escalões, nomeadamente em Juniores, Seniores, Veteranos e Feminino.
 
WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2015
 
A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 29 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 2 pessoas da Direção da FPMFM - Vitor Bessa (Presidente da FPMFM) e Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:

Seleção Nacional de Juniores
Filipe Parreira (Cap.), Leandro Pires, Reinaldo Pereira, João Rodolfo, Miguel Moreira e Vitor Serrão

Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), Gilbert da Cunha, Mário Silva, Gonçalo dos Santos, Márcio Ferreira, João Deserto, Jorge Lopes e Eduardo Machado
 
Seleção Nacional de Veteranos
José Lameiras (Cap.), Carlos Silva, Ápio Pifano, Francisco Barros e Pedro Pereira
 
Seleção Nacional Feminina
Rita Dantas (Cap.), Daniela Andrade, Natércia Luz, Sandra Camões, Inês Salvador e Inês Cascais
 
Singles
João Deserto e Gilbert da Cunha (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Natércia Luz e Inês Salvador (Feminino)
 
Doubles
Márcio Ferreira e Mário Silva (Seniores), Paulo Moreira e André Josefo (Seniores), Leandro Pires e Filipe Parreira (Juniores), Francisco Correia e Vitor Serrão (Juniores), Francisco Barros e Ápio Pifano (Veteranos), José Lameiras e Carlos Silva (Veteranos), Daniela Andrade e Inês Cascais (Feminino), Rita Dantas e Sandra Camões (Feminino).

Portugal ao nível das seleções teve prestações positivas, onde a Seleção Nacional de Seniores alcançou o 9º lugar, mantendo-se na 1ª Divisão Mundial. A Seleção Nacional de Juniores desta feita classificou-se em 5º lugar, assim como, a Seleção Nacional de Veteranos que conseguiu o 5º lugar, obtendo a sua melhor classificação até ao momento. A Seleção Nacional Feminina ficou classificada em 14º lugar.

Derivado aos últimos resultados obtidos nas participações dos campeonatos Mundiais, existe a esperança de Portugal continuar a lutar por medalhas e títulos, com especial atenção nas seleções nacionais de seniores e veteranos.

Sabemos que existe uma forte concorrência a nível mundial com grandes atletas, mas temos confiança que a evolução dos atletas portugueses ao longo destes anos e o aparecimento de novos valores possibilite alcançar o objetivo desejado. Esperamos fazer a diferença em alguma categoria no próximo Campeonato do Mundo 2017, em Hamburgo, Alemanha.
 
 
Os atletas Leandro Pires e Filipe Parreira pelo quarto ano consecutivo, alcançam as medalhas, e desta vez na categoria de Juniores Doubles alcançaram a final, perdendo-a para os atletas alemães Mark Stoffel e Nico Wohlgemuth. Clicar aqui para verificar os resultados.

O resultado foi bastante prestigiante, pois conseguiram obter a medalha de Prata e sagrarem-se Vice-Campeões do Mundo.

Estes atletas aproveitaram a sua última época como juniores e conseguiram um fabuloso 2º lugar, que permitiu ganharem a medalha de Prata.

A partir de 2016 passam a representar a Seleção Nacional de Seniores e são atletas vistos como uma mais-valia por toda a qualidade e capacidade que demonstraram ao mais alto nível nos últimos anos.

Auguramos um bom futuro para estes atletas que em muito podem contribuir para o sucesso da Seleção Nacional.
 
 
Na categoria de Veteranos pela primeira vez foi alcançada uma medalha, por intermédio do atleta José Lameiras que chegou às meias-finais perdendo contra o atleta alemão Klaus Gottesleben. Clicar aqui para verificar os resultados.

Com todo o mérito o atleta José Lameiras subiu ao pódio para receber a respetiva medalha de Bronze, relativa ao 3º lugar alcançado e que a todos muito nos honra.

A categoria de veteranos é sempre bastante difícil de competir, devido à grande experiencia de todos os atletas que participam nos campeonatos mundiais.

Neste sentido a medalha alcançada pelo atleta José Lameiras tem um grande valor e acaba por consagrar este atleta que desde 2010 foi parte integrante das seleções nacionais e neste evento revelou toda a experiencia adquirida e surpreendeu todos os seus adversários.

José Lameiras tornou-se uma referência para todos os atletas veteranos devido à sua onda vitoriosa a nível nacional desde a época 2009 em que ganhou tudo o que havia para ganhar.
 
 
WORLD CHAMPIONSHIP SERIES 2015

A Seleção Nacional participou no WCS Bonzini realizado de 08 a 10 de Maio de 2015 em Beauvais, França.
 
A Seleção Nacional participou na categoria de Seniores e teve como Treinador Nelson da Rocha e como Capitão Paulo Nunes. Os atletas que compuseram a Seleção Nacional foram os seguintes:

Nelson da Rocha, Paulo Nunes, Paulo de Sousa Carvalho, António da Silva, José Rijo Oliveira, Victor Villaverde e Orlindo de Almeida.
 
O resultado da Seleção Nacional foi modesto, visto Portugal ter ficado nos lugares mais baixos da tabela.
 
O destaque da participação vai para o atleta Nelson da Rocha que na categoria Pro Doubles ficou em 3º lugar, arrecadando uma medalha de Bronze para Portugal e para o seu palmarés. Clicar aqui para verificar os resultados.
 
 
   
 
 
WORLD CHAMPIONSHIP SERIES 2016

O WCS Bonzini realizado de 05 a 08 de Maio de 2016 em Saint Quentin, França, contou com vários atletas portugueses.
 
Os atletas portugueses participaram na categoria de Singles e Doubles. 

Na categoria de Singles participaram os seguintes atletas: Nelson da Rocha, Paulo Nunes, Paulo de Sousa Carvalho, José Rijo Oliveira, Victor Villaverde, Gilbert da Cunha e Joaquim Pinheiro.
 
Na categoria de Doubles participaram os seguintes atletas:  Nelson da Rocha, Paulo Nunes, Paulo de Sousa Carvalho, Victor Villaverde, Gilbert da Cunha e Joaquim Pinheiro.
 
O destaque da participação vai para o atleta Joaquim Pinheiro que na categoria Singles venceu a prova, arrecadando uma medalha de Ouro para Portugal e para o seu palmarés. Clicar aqui para verificar os resultados.
 
 
 
 
ANO DE 2017
A Seleção Nacional participou no Campeonato do Mundo 2017 realizado de 12 a 16 de Abril, em Hamburgo, Alemanha. A Seleção Nacional participou nos quatro principais escalões, nomeadamente em Juniores, Seniores, Veteranos e Feminino.
 
WORLD CUP AND WORLD CHAMPIONSHIP 2017
 
A Comitiva da Seleção Nacional foi composta por um total de 31 atletas, pelo Selecionador Nacional e por 1 pessoa da Direção da FPMFM - Ricardo Vieira (Vice-Presidente Área Desportiva). O Selecionador Nacional foi Vitor Fonseca e os atletas compuseram as seguintes seleções nacionais:

Seleção Nacional de Juniores
João Rodolfo (Cap.), Francisco Adriano, Fábio Carneiro, Daniel Santos, Jesus Mendes e Francisco Correia

Seleção Nacional de Seniores
Nelson da Rocha (Cap.), Gilbert da Cunha, Márcio Ferreira, Paulo Nunes, André Mendes, Filipe Parreira, Reinaldo Pereira, Carlos Araújo e Luis Clemente
 
Seleção Nacional de Veteranos
José Lameiras (Cap.), Joaquim Barradas, Ápio Pifano, Francisco Barros, Carlos Clemente, António Henriques e Pedro Pereira
 
Seleção Nacional Feminina
Inês Cascais (Cap.), Sónia Oliveira, Ângela Costa, Beatriz Rodrigues, Carolina Isidoro e Nadine Woitke
 
Singles
Paulo Nunes, Gonçalo dos Santos, André Mendes e Nelson da Rocha (Seniores), João Rodolfo, Fábio Carneiro, Francisco Adriano e Jesus Mendes (Juniores), José Lameiras, Francisco Barros, Carlos Clemente e António Henriques (Veteranos), Inês Cascais, Ângela Costa, Carolina Isidoro e Beatriz Rodrigues (Feminino)
 
Doubles
Nelson da Rocha e Paulo Nunes, Filipe Parreira e Gilbert da Cunha, Reinaldo Pereira e Miguel Moreira e Mário Silva e Márcio Ferreira (Seniores), Daniel Santos e Fábio Carneiro, Jesus Mendes e Francisco Correia, João Rodolfo e Francisco Adriano (Juniores) Francisco Barros e José Lameiras, António Henriques e Joaquim Barradas e Pedro Pereira e Ápio Pifano (Veteranos), Inês Cascais e Sónia Oliveira e Beatriz Rodrigues e Ângela Costa (Feminino)

Portugal ao nível das seleções teve prestações positivas, onde a Seleção Nacional de Seniores alcançou o 9º lugar, mantendo-se na 1ª Divisão Mundial. A Seleção Nacional de Juniores obteve a mesma classificação do mundial de 2015, classificando-se em 5º lugar. A Seleção Nacional de Veteranos classificou-se na 10º posição, sendo de realçar o esforço de todos os atletas. A Seleção Nacional Feminina ficou classificada em 13º lugar, sendo de realçar a aplicação e a aprendizagem conseguida de todas as atletas.

Derivado aos últimos resultados obtidos nas participações dos campeonatos Mundiais, existe a esperança de Portugal continuar a lutar por medalhas e títulos.

Sabemos que existe uma forte concorrência a nível mundial com grandes atletas, mas temos confiança que a evolução dos atletas portugueses ao longo destes anos e o aparecimento de novos valores possibilite alcançar o objetivo desejado. Esperamos fazer a diferença em alguma categoria no próximo Campeonato do Mundo 2019, em Múrcia, Espanha.
 
Seleção Nacional de Juniores
 
 
Seleção Nacional de Seniores
 
 
Seleção Nacional de Veteranos
 
 
Seleção Nacional Femenina
 
 
Seleção Nacional