Historial

Historial

A Federação Portuguesa de Matraquilhos e Futebol de Mesa é uma entidade criada a 07 de Fevereiro de 2007 e encontra-se atualmente sediada no concelho de Valongo, no Distrito do Porto.
 
A implementação de uma entidade que promovesse e regulasse os matraquilhos e o futebol de mesa em Portugal era um desejo de muitos amantes da modalidade, que se tornou realidade pela ideia, conhecimento e vontade do atual Presidente da FPMFM, Sr. Vítor Bessa.
 
A ideia surgiu devido á sua experiência de participação em campeonatos internacionais de outra modalidade, começando desde logo a vontade de implementar em Portugal este desporto com inúmeros praticantes. A base assentou no desenvolvimento de uma organização competente, na procura incessante de proporcionar uma determinada qualidade e imagem a uma modalidade popular e por muitos já esquecida.
 
A FPMFM teve desde o primeiro momento linhas de rumo e objetivos bem definidos, que foram aperfeiçoados com a passagem do tempo. Foi neste contexto que estruturalmente se incentivou a criação e desenvolvimento de Associações Regionais e Distritais como Membros Oficiais, para captação de atletas e clubes e realização de competições nas suas zonas. Já por sua vez a FPMFM, desenvolve e executa as ferramentas e instrumentos necessários para que estas associações consigam deter uma boa organização e efetuar um bom trabalho nesta modalidade.
 
O coroar do trabalho desenvolvido pelos Membros Oficiais da FPMFM está na sua presença e representação em provas nacionais de título, tendo a FPMFM como órgão soberano e organizador, como são o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.
 
Estas competições são realizadas de forma a proporcionar aos participantes e espetadores as melhores condições ao nível desportivo e logístico, sendo de inegável qualidade e exuberância todos os eventos deste tipo já concretizados.
 
Foram realizados já vários eventos de âmbito nacional, aparecendo sempre de época para época um número maior de participantes e interessados em competir, fruto do trabalho pioneiro e estruturado que tem vindo a ser desenvolvido por esta entidade. Atualmente são já 12 Membros Oficiais que fazem parte do nosso projeto e o tentam implementar nas suas zonas de atuação com o melhor sucesso possível. Sendo esta uma modalidade de cariz popular e enraizada á muitos anos na nossa sociedade, estimamos a que existam mais de 3000 praticantes em todo o país. 
 
Com o pensamento sempre no futuro, o caminho a seguir será sempre o que promova e proporcione a elevação dos matraquilhos e futebol de mesa para patamares sempre superiores. A par do desenvolvimento de projetos regulamentares da competição a nível nacional, está a ligação á ITSF (International Table Soccer Federation) que possibilitou a participação em campeonatos internacionais com a Seleção Nacional nas suas várias categorias, onde se representa Portugal e a FPMFM na alta competição internacional.
 
Temos em vista vários objetivos novos como a consolidação da formação através de um projeto de escolas que vise a prática da modalidade a nível nacional, assim como a promoção da vertente “handicap” para pessoas com deficiência motora sendo nosso desejo levar também estes atletas a participar em eventos mundiais.

Neste sentido e após algumas participações internacionais na nossa curta história, é de realçar os feitos conseguidos pelos nossos atletas, em que alguns são já grande referência no panorama nacional e internacional. Portugal tem assim várias medalhas conquistadas começando pelo atleta Paulo Nunes com a Medalha de Bronze relativa ao 3º lugar no Campeonato do Mundo de 2011, e o 3º lugar alcançado pela Seleção Nacional Seniores no Campeonato do Mundo “Bonzini”.
 
Continuando com a conquista da Medalha de Bronze em 2012 pelos atletas juniores Leandro Pires e Filipe Parreira na categoria de duplas no Campeonato do Mundo, a Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo “Bonzini” conseguida pela dupla Gilbert Da Cunha e Joaquim Pinheiro, e ainda a Medalha de Ouro alcançada por Paulo Nunes neste Campeonato do Mundo “Bonzini”.
 
Em 2013 foi conseguida a Medalha de Prata no Campeonato do Mundo “Bonzini” pela Seleção Nacional de Seniores, contudo o grande feito foi conseguido pela Seleção Nacional de Juniores que ganhou a Medalha de Ouro no Campeonato do Mundo 2013, sendo este o primeiro título mundial alcançado pela nossa entidade e Portugal.
 
No Campeonato do Mundo de 2014 foi conquistada uma Medalha de Ouro pelos atletas juniores Filipe Parreira e Leandro Pires e a Medalha de Prata conquistada pela Seleção Nacional de Juniores.
 
Em 2015 no Campeonato do Mundo foi conquistada a Medalha de Bronze pelo atleta veterano José Lameiras e a Medalha de Prata pelos atletas juniores Filipe Parreira e Leandro Pires.
 
As participações mundiais até ao momento foram sempre bem conseguidas e elogiadas pela ITSF e outras entidades internacionais,  com excelentes classificações, demonstrando bem a capacidade dos atletas portugueses para competir nesta modalidade, apesar de todas as limitações existentes.
 
Existe ainda um grande caminho a percorrer e a prosseguir para que todo o sonho de desenvolvimento dos matraquilhos e o futebol de mesa seja cada vez maior, e será com vontade e união que tudo isto será possível.
 
Ver Historial da Seleção Nacional